Construído com emenda de Marçal, PAI atenderá em 2 meses, diz Délia
Pronto Atendimento Infantil vai atender crianças de 0 a 12 anos e desafogar a Unidade de Pronto Atendimento
Projetado para concentrar os serviços ambulatoriais especializados na área da Saúde da Criança, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) de Dourados deverá começar a atender pacientes de 0 a 12 anos no prazo de dois meses. A afirmação é da prefeita eleita Délia Razuk (PR), que considera essa ação uma de suas prioridades para melhorar o atendimento em saúde pública da segunda maior cidade do Estado.
O espaço construído ao custo de R$ 1,5 milhão já deveria estar em funcionamento desde fevereiro de 2013. Todo o recurso destinado às obras foi articulado através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB), eleito este ano o vereador com maior votação da história no município.
Embora o dinheiro tenha sido repassado pelo Governo Federal à prefeitura, houve atraso na execução dos serviços. Isso penalizou ainda mais a crítica saúde pública de Dourados, que concentra atendimentos a uma população estimada em 800 mil habitantes de 35 municípios da região.
Nesta sexta-feira (30), após anunciar seu secretariado, Délia informou à 94FM com exclusividade que ativar o PAI é sua prioridade. “Já estamos fazendo parcerias com a universidade federal para que a gente possa levar pediatras para trabalhar no PAI e é uma das ações que a gente pretende implementar logo nos dois primeiros meses da nossa gestão”, afirmou a prefeita, que toma posse no domingo (1).
A prefeita considera que dispor desse espaço para crianças e adolescentes é “um sonho de muitas mães”, incluindo ela, e vai desafogar a UPA 245 horas (Unidade de Pronto Atendimento) por concentrar atendimentos a pacientes de 0 a 12 anos. “Vai fazer diferença. É um sonho de quando eu fui vereadora a primeira vez, apresentei esse projeto, viabilizamos esse recurso através de emenda do ex-deputado federal Marçal Filho, a obra está pronta, quando passei aqueles quatro meses na prefeitura tive a oportunidade de dar a ordem de serviço, o prefeito Murilo terminou a obra, e agora nós vamos colocar para funcionar”, garantiu.