Baixa umidade relativa do ar gera alerta por riscos à saúde humana em Dourados
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, muitas nuvens são previstas para hoje e terça-feira (27), quando os termômetros podem chegar a 40ºC
Dourados está em alerta de estado de atenção por riscos à saúde humana decorrentes da baixa umidade relativa do ar. Às 13h13 desta segunda-feira (27) a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou índice de 25%.
De acordo com o Guia Clima, que divulga esses dados, “níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera” e quando isso ocorre, “são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”.
Com base no critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar, é assinalado que somente índices superiores a 30% não acarretam riscos à saúde humana. Entre 30% e 20%, é alertado estado de atenção, de 20% a 12% estado de alerta e abaixo de 12% estado de emergência.
Além do tempo seco, Dourados também enfrenta calor intenso. Hoje o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apurou temperatura mínima de 21.9ºC às 2h52 e máxima de 36.3ºC às 13h17.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), muitas nuvens são previstas para hoje e terça-feira (27), quando os termômetros podem chegar a 40ºC. Depois, há possibilidade de chuva isolada de quarta-feira (29) a sexta-feira (31), com temperatura entre 23ºC e 36ºC.