Árvore cai e bloqueia trecho de avenida central de Dourados após ventos fortes
De acordo a Embrapa Agropecuária Oeste, às 14h49 a estação agrometeorológica registrou a ocorrência de rajadas de vento de 33 quilômetros por hora
Trecho da Avenida Weimar Gonçalves entre a Rua Aquidauana e Rua dos Missionários, área central de Dourados, foi parcialmente bloqueado por uma árvore que caiu na tarde desta sexta-feira (31).
De acordo a Embrapa Agropecuária Oeste, às 14h49 a estação agrometeorológica em atividade no município desde 1979 registrou a ocorrência de rajadas de vento de 33 quilômetros por hora.
Como a escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10), o site do Guia Clima emite Alertas de Ventos Fortes quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 quilômetros por hora (categoria Forte, escala 5) ou superior.
No final da manhã de hoje, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso meteorológico que coloca Dourados em zona geográfica com alerta de perigo potencial de tempestade.
A publicação indica que até 11h de sábado, 1º de janeiro, há risco potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
Desde que 2021 começou, o município foi atingido por dois temporais destruidores, ambos ocorridos em outubro, nos dias 16 e 23.