Articulação política da gestão Délia deve ser competência de nome do PT
Cotado para a Secretaria Municipal de Governo, Raufi Marques já está na equipe de transição
A articulação política do governo de Délia Razuk (PR) à frente da Prefeitura de Dourados deverá ser uma missão delegada ao ex-vereador Raufi Antônio Jaccod Marques, de 51 anos. Ele já cumpriu esse papel ao coordenar a campanha da vereadora rumo à chefia do Executivo. Atualmente, integra a equipe de transição dedicada a inteirar a futura mandatária sobre o andamento da máquina pública que permanece até o final do ano sob o comando de Murilo Zauith (PSB).
Leia também:
-Dourados deve ter futuro planejado por ex-prefeito da década de 1980
-Mais jovem dos secretários deve ser responsável pela Saúde em Dourados
Cotado nos bastidores para chefiar a Secretaria Municipal de Governo, ele tem forte ligação com o PT (Partido dos Trabalhadores), sigla que, embora tenha sido formalmente aliada ao candidato Renato Câmara (PMDB) na disputa eleitoral deste ano, teve papel decisivo no vitorioso projeto encampado por Délia.
Eleito vereador em Dourados no ano de 1996, à época pelo PFL, Raufi Marques chegou a ocupar a presidência da Câmara (de 1997 a 1998). Depois, viveu ascensão em cargos estratégicos para o PT tanto em âmbito estadual, na gestão do governador Zeca do PT, quanto nacional, sob a presidência de Lula. Foi coordenador das vitoriosas campanhas de Vander Loubet (deputado federal), a quem é ligado diretamente, e Delcídio do Amaral (senador, na ocasião).
Mas a influência política do futuro secretário precede esse período, porque anos antes, quando Humberto Teixeira administrou Dourados (de 1993 a 1996), coube a ele essa mesma pasta para qual é cotado agora, Governo.
Nessa secretaria, por sinal, costuma figurar o braço direito do chefe do Executivo. Na pasta atualmente ocupada por José Jorge Filho, o Zito, uma das funções primordiais é garantir diálogo aberto com outros poderes constituídos e até mesmo bom trânsito nas demais esferas de governo.
Dos cargos de destaque na administração pública municipal, o comando da Secretaria de Governo, que deverá ser delegado a Raufi Marques, é o de maior caráter político. E durante a campanha eleitoral, ao ser sabatinada na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Délia Razuk deixou claro que pretendia unir aspectos técnicos e políticos na composição de seu secretariado.
“Todos nós temos um pouco de político. E nós vamos trabalhar com os dois, tanto técnico como político, porque é dessa forma que você consegue ouvir a comunidade. Tive pouco tempo mas conseguimos formar um corpo técnico de excelência quando fui prefeita”, argumentou a então candidata naquela oportunidade.
*Matéria editada para correção de informação. Embora seja diretamente ligado a políticos do PT, Raufi Marques é filiado ao PR.