Famílias recusam vaga e só quatro pacientes são transferidos de Dourados para UTI em São Paulo

Quatro pacientes que esperavam por um leito de UTI em Dourados foram transferidos para São Bernardo do Campo, em São Paulo. A transferência ocorreu ontem (09) e tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares. A ação foi coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).
Inicialmente seriam transferidos seis pacientes, mas duas famílias não aceitaram a oferta de vaga em São Bernardo do Campo e somente quatro pacientes foram transferidos. Segundo a Sems, não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de todo Mato Grosso Sul, por isso, o esforço em conjunto para que ninguém fique sem atendimento.
Ao todo, no Estado há 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. Em Dourados, a taxa de ocupação também está em 100%, com 35 pessoas aguardando uma vaga. O município tem ainda 95 pessoas internadas em leitos de enfermaria, sendo 45 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 34 em hospitais particulares. Das 71 pessoas internadas em UTIs, 34 são de Dourados e outros 28 de cidades da macrorregião.