Governo Federal reconhece novo polo de agricultura irrigada em Mato Grosso do Sul

A agricultura irrigada contribui para uma gestão responsável dos recursos naturais e da conservação ambiental em geral

  • Redação
Governo Federal reconhece novo polo de agricultura irrigada em Mato Grosso do Sul

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, ontem (7), o polo de agricultura irrigada do centro sul do mato grosso do sul. Com a medida, o Brasil passa a contar com 14 polos que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.

O Polo de Agricultura Irrigada do Centro Sul do Mato Grosso do Sul abrangerá 25 municípios: Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu e Vicentina. Atualmente são irrigados 44.082,95 hectares de um total de 1.160.087,03 de área irrigável.

Mato Grosso do Sul tem cerca de 4,9 milhões de hectares que podem receber irrigação, todos localizados na bacia do rio paraná. Desse total, 2,4 milhões de hectares são classificados com alta aptidão para receber irrigação, o que coloca o estado em segundo lugar em nível nacional em ranking de competitividade.com a criação do polo, governos estadual e federal concentrarão esforços nos municípios abrangidos para concretizar os projetos, que demandam sobretudo, investimentos, infraestrutura e energia elétrica. 

A agricultura irrigada contribui para uma gestão responsável dos recursos naturais e da conservação ambiental em geral, na medida em que se tem na água o principal insumo, sendo vital que as nascentes e mananciais sejam preservados.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.