Facilidades e serviços auxiliam passageiros nos aeroportos

  • Guia do Passageiro

Na maioria dos aeroportos, o passageiro pode encontrar achados e perdidos, balcão de informações, ouvidoria e apoio de órgãos públicos.

Somente até o mês de abril deste ano, mais de 46 milhões de pessoas haviam embarcado e desembarcado em aeroportos da rede Infraero por todo o País. A maioria desses passageiros, porém, não conhece seus direitos e facilidades nos aeroportos.

Para orientar os viajantes por todo o Brasil, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuem os Guia do Passageiro.

Que facilidades podem ser encontradas nos aeroportos?
Na maioria dos aeroportos, o passageiro pode encontrar os serviços de achados e perdidos, balcão de informações, ouvidoria e apoio de órgãos públicos, como a Anac, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros.

Quem é responsável pelos ônibus que levam passageiros do avião até o terminal?
O transporte dos passageiros entre o pátio e o terminal aeroportuário é solicitado pela companhia aérea com antecedência, para que o operador aeroportuário envie os ônibus em quantidade necessária.

Quem é responsável pelos estacionamentos nos aeroportos?
Cada operador aeroportuário pode definir a forma de gestão de seus aeroportos, que podem ser administrados de forma direta ou indireta. Para mais informações, consulte o operador do aeroporto.

Há alguma orientação sobre táxis e transporte público nos aeroportos?
Os valores cobrados pelos taxistas dos aeroportos são definidos pelos sindicatos da categoria ou órgão competente na região, geralmente o poder público municipal.

Os táxis credenciados nos aeroportos seguem critérios de qualidade para atender os passageiros com segurança e conforto. O transporte público é regulado e oferecido pelo órgão público competente na região – municipal, estadual ou distrital.

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