Sicredi Centro-Sul MS/BA promoveu a maior conferência de empreendedorismo e cooperação do interior de MS
Cooperação voltada para o econômico, o social e o ambiental foi o mote de todos os especialistas da quarta edição da CEC
A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – promoveu a maior Conferência de Empreendedorismo e Cooperação (CEC) do interior de Mato Grosso do Sul. O evento trouxe a importância dos negócios hoje no Brasil serem desenvolvidos no modelo de cooperação, o que traz a necessidade de pensar nas questões econômicas, sociais e ambientais. O evento aconteceu no espaço de eventos da UNIGRAN, no último sábado, 14 de setembro, e reuniu associados e não associados de todo o Sul do Estado. A CEC teve apoio da Icatu Coopera e UNIGRAN.
Esta quarta edição trouxe a Monja Coen, a renomada conferencista Martha Gabriel, a poeta e atriz Tabata Contri, o renomado gestor José Salibi Neto e o publicitário Walter Longo, que relataram suas experiências ao longo das carreiras e como cada vivência impactou a vida das pessoas de forma positiva, abordando temas atuais que influenciam os negócios no país.
A Conferência de Empreendedorismo e Cooperação encerrou a programação de aniversário dos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA. Para o presidente da Cooperativa, Paulo Roberto Neves, que fez a abertura do evento, essa foi mais uma edição preparada com muita dedicação. “Nosso objetivo era oportunizar aos nossos associados e não associados o debate sobre temas importantes, com a participação de palestrantes importantes no mundo dos negócios”, disse.
Confira as fotos no link: sicredicentrosulmsba.pixieset.com/cec2024
A próxima Conferência de Empreendedorismo e Cooperação (CEC) está prevista para 2026. Nesta edição, houve 1200 inscritos de toda região da área de atuação da Cooperativa no Mato Grosso do Sul. O evento forneceu café da manhã, almoço e lanche da tarde para os presentes e, também, certificado de participação.
Palestras
A primeira palestrante do dia, Monja Coen, enfatizou que o perfil atual de liderança é aquele que acolhe e recebe novas ideias com sabedoria. Ela falou também sobre a necessidade de mudar as perspectivas, onde a comunidade deve ser mais importante que o indivíduo, pois o que é feito é impactado na vida do planeta. “Você só se beneficia se todos se beneficiarem e nós podemos ser esses elementos de transformação da realidade”, disse.
Inovação e tecnologia foi o ponto central da palestra de Martha Gabriel, uma referência no mundo dos negócios quando o assunto é futurismo. Ela fez uma cronologia do uso das tecnologias desde a revolução industrial, com a máquina a vapor, até o levantamento das oito tecnologias que influenciam a vida em comunidade, a vida privada e os negócios, incluindo a inteligência artificial, a internet das coisas, a robótica, a nanotecnologia, a Big Data, blockchain, a impressão 3D e a computação quântica. “E nós estamos preparados para receber esse poder da tecnologia? Quanto mais poder, mais responsabilidades e os três pilares, o econômico, o social e o ambiental, precisam estar em equilíbrio para avançarmos ao futuro”, destacou.
A atriz e poeta Tabata Contri, trouxe como tema a importância da diversidade, da inclusão e da equidade no mundo dos negócios para romper o capacitismo na sociedade e destacou que essa jornada de transformação se inicia em cada pessoa, de forma consciente. “Precisamos olhar para a qualidade da inclusão, passarmos do assistencialismo para o protagonismo. A vida de uma pessoa com deficiência é transformada pelo trabalho”. Tabata levantou ainda uma série de benefícios da diversidade para o mundo dos negócios, como a inovação, o aumento da força de trabalho e da retenção e a cadeia de fornecedores que se estende com a diversidade, lembrando que a inclusão só avança se for feita por convicção.
José Salibi Neto, o co-fundador da HSM, a maior empresa de educação executiva do país, elencou vários pontos importantes para os negócios conforme foi contando ao público a sua história de vida, como o conhecimento profundo do seu produto; que o conhecimento é adquirido o tempo todo; que relacionamentos são muito importantes, como a persistência; que alternativas são bem-vindas para alcançar objetivos nos negócios e que a qualidade de sua empresa significa a qualidade das pessoas que a integram.
Encerrou as palestras da CEC 2024, o publicitário e administrador Walter Longo, que apresentou as tendências do marketing para os negócios, conceituando-o em preditivo, que prevê o comportamento do consumir; de dados, que informa como as pessoas estão se comportando no dia a dia; o contracíclico, que respeita a sazonalidade nos negócios, adequando a demanda à realidade e o hierárquico, que prevê uma relação inovadora, com adaptabilidade, mais colaborativa e com menos disputa de poder.