Uma biografia para o líder
Muito feliz com a publicação, final do mês, da biografia do líder sindicalista brasileiro de 1968, José Ibrahim. Para quem não o conhece, ele foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco aos seus 20 anos, líder da greve de 1968 na cidade, no ano seguinte, enfrentou a ditadura, foi preso, torturado e banido do país em troca do embaixador americano.
Viveu cerca de 10 anos de exílio em Cuba, Chile e Bélgica. Em Bruxelas, participou do Grupo de apoio à oposição sindical, fez contatos com o sindicalismo europeu e mundial, criou a Maison de l’Amérique Latine, onde realizou encontros pela anistia no Brasil e o Encontro de Sindicalista em maio de 1979, mês de sua volta ao Brasil, antes da Anistia, justamente para fazer pressão para que ela saísse sem mais tardar.
Na volta de seu exílio, Ibrahim continuou as lutas pela anistia, pela democratização do país, ajudou a criar o PT e a CUT, saiu delas por falta de espaço.
Muito contente, dou aqui o link da página onde ele pode ser comprado e enviado, sem frete, para qualquer parte do Brasil.
Boa leitura e final de semana!