Trump diz que Brasil “rouba” empregos dos EUA
Em um programa de TV, o magnata e candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump usou um argumento bem recorrente entre a direita brasileira contra imigrantes
Enquanto no Brasil a direita, para expressar seu ódio aos imigrantes de países mais pobres, usa o argumento de que haitianos, bolivianos ou até cubanos do programa Mais Médicos estão “roubando” os empregos dos brasileiros, nos Estados Unidos o magnata ultraconservador e candidato à presidência Donald Trump vai pela mesma linha.
Em entrevista concedida na segunda-feira (9) em um programa da rede CBS, o candidato republicano colocou o Brasil ao lado de China, Japão e Índia entre os países que supostamente estariam “roubando” postos de trabalho de norte-americanos. Para ele, trazer de volta esses empregos seria uma das medidas para fazer dos Estados Unidos um país “forte novamente”.
“Olhem a quantidade de desperdício, fraudes e abusos que temos, é incrível. Vou trazer de volta postos de trabalho da China, do Japão, da Índia, do Brasil”, afirmou.
Um dos pilares da campanha de Trump na corrida pela Casa Branca tem sido a pregação do ódio aos imigrantes, muitas vezes com declarações preconceituosas. Entre as que ganharam mais repercussão, está a de que o México envia aos Estados Unidos “drogas, crimes e estupradores” e que, para acabar com o “problema”, construiria um muro separando os dois países.