Prefeito de Douradina é definitivamente cassado e novas eleições devem ser convocadas
Darcy Freire foi condenado por compra de votos nas eleições municipais de 2012
O prefeito de Douradina, Darcy Freire (PDT), teve o mandato cassado em definitivo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele lutava contra ações por compra de votos desde o ano passado e já havia sido afastado do cargo, mas conseguiu reverter a situação. Agora, novas eleições deverão ser convocadas no município.
No dia 11 de fevereiro de 2014 o Pleno do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) decidiu, por três votos a dois, cassar o mandato de Freire e de seu vice José Ailton de Souza Nunes (PSDB) por compra de votos nas eleições de 2012.
Naquela ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César Ferreira (PSBD), popularmente conhecido como Paulinho Chorão, assumiu interinamente o comando do Executivo municipal.
No entanto, no dia 26 de março o TSE devolveu o cargo de prefeito de Douradina a Darcy Freire. Conforme os ministros do Tribunal Superior Eleitoral alegaram à época, os depoimentos utilizados para a condenação eram frágeis e não comprovavam a prática ilícita nas eleições de 2012.
Passado quase um ano desde que retomou a chefia do Executivo, Darcy Freire volta a perder o cargo. Desta vez, contudo, não cabe mais recurso. Por isso, a Justiça Eleitoral deverá convocar novas eleições para o município.