Posto de saúde é ‘maquiado’ para que políticos possam participar da cerimônia da entrega

Estratégia: obras foram entregues à população de forma inacabada, próximo ao fim do prazo em que a Justiça Eleitoral proibia a participação de candidatos nesse tipo de evento

Posto de saúde é ‘maquiado’ para que políticos possam participar da cerimônia da entrega

Nos dias 26 e 27 de junho, o prefeito municipal de Dourados, Murilo Zauith, entregou obras em Dourados. De olho nos dividendos eleitorais que a entrega de obras pode render aos seus aliados políticos, o prefeito atrasou as obras para entrega-las próximas as eleições e, assim, poder convidar aliados para a cerimônia.

O ponto chave destas entregas é que o prefeito municipal pode entregar obras em qualquer período, entretanto, não pode contar com a presença de seus aliados, postulantes a cargos públicos nas eleições de 2014. De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos só podiam participar de inaugurações de obras públicas com o prazo limite até o dia 30 de junho. Após este período, a presença deles nesses eventos seria considerada crime eleitoral.

A reportagem da 94 FM Dourados visitou tais obras entregues: Postos de Saúde Vila Rosa, Cabeceira Alegre e Guaicurus e Escola Presidente Vargas. Para a usuária da rede pública de saúde Miriane Muniz, o posto de saúde da Vila Rosa não foi modificado estruturalmente e “não foram gastos os mais de R$ 370 mil informados na placa (sic)”. “O que houve aqui foi uma maquiagem, apenas pintura do prédio. O atendimento na recepção é terrível, pessoas despreparadas e ignorantes. Não há papel higiênico no banheiro, há um copo de plástico comunitário para todo mundo usar. Um grande desrespeito”, disse Miriane.

Já a paciente Elisângela dos Santos reclamou da demora em conseguir uma simples consulta ao ginecologista. “Há três meses eu espero. No dia da consulta os servidores entraram em greve. E eu, como fico?”, falou. Segundo José Matos, marido de Elisângela, a saúde precisa de atenção urgente. “A saúde, em geral, está um caos. Faltam médicos e capacitação para todos os funcionários da saúde”, explicou Matos. O questionamento que Matos fez à Rádio 94 FM Dourados foi: “Se o prefeito pode entregar obra a qualquer momento, por que fazer isso sem que ela esteja pronta para o uso, justamente antes das campanhas eleitorais?”.

Ainda de acordo com informações de Miriane Muniz, os médicos da rede não tem o mínimo de respeito com os usuários. “As pessoas chegam cedo, muitos da zona rural, esperam mais de 5 horas e depois a médica liga informando que não vai poder atender. Isso aconteceu comigo mais de três vezes.”, desabafou.

Já o posto de saúde do Guaicurus nem parece que foi entregue há pouco tempo, mesmo estando pronto desde o ano passado, pois a pintura já está desgastada e suja. Segundo informação de morador do bairro, que não quis se identificar, o posto estava pronto há meses, mas o prefeito atrasou a entrega para fazê-la junto com os outros. Somente o posto de Saúde da Cabeceira Alegre parece atender ao que foi anunciado, pois toda a estrutura foi construída recentemente.

O que causa espanto é a situação da Escola Presidente Vargas, que após atraso de meses para ficar pronta, foi reinaugurada sem poder atender aos alunos da rede pública após início das aulas no segundo semestre deste ano.  Pedreiros continuam trabalhando no local para tentar terminar antes do dia 22.

 

Veja mais notícias relacionadas:

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/moradores-do-jardim-guaicurus-reclamam-de-posto-de-saude-que-nao-funciona

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/pronto-desde-abril-de-2012-posto-do-jardim-guaicurus-continua-fechado

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/obras-param-e-nova-presidente-vargas-nao-fica-pronta-para-inicio-do-ano-letivo

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lia flores

    Lia flores

    Imagina a sala do dentista como esta, moveis e materiais velhos pra atender a populaçao , na placa do Vila Rosa fala que foi investimento em saùde bucal, uma grande mentira sò politicagem ......