Em disputa acirrada, Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil

  • Karina Veríssimo
Em disputa acirrada, Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil

O Brasil escolheu neste domingo (26) o seu presidente da república. A candidata Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,45% dos votos. Seu adversário, Aécio Neves (PSDB) teve 48,55% dos votos válidos.

Com isso, por mais que tenha havido uma acirrada disputa eleitoral, o país demonstra o poder da democracia e a primeira mulher eleita presidente do Brasil continua comandando a república.

Neste domingo, Dilma afirmou sobre a importância do voto para a cidadania e para comprovar as ideologias e vontades do povo brasileiro. “Agora é a hora da eleição e que isso signifique mais um fortalecimento da nossa democracia, porque é nesse exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões e ter uma clara opção em relação ao caminho que querem que o Brasil siga no futuro”, disse.

A presidente lembrou sobre o destaque internacional que o país continuará tendo. “Tenho certeza que o Brasil é e continuará sendo uma das maiores nações democráticas desse planeta”, disse a presidenta, que fez um breve balanço sobre a campanha. “Acho que foi uma campanha diferente, cheia de momentos de mudança. Houve momentos em que o nível não foi muito alto, mas eu não diria que ela inteiramente foi uma campanha em que prevaleceu o baixo nível”, disse Dilma.

“Acho que tiveram momentos lamentáveis, com o uso de formas de tratamento indevidas e, inclusive acredito que isso foi rejeitado pela população. Mas, acho que ela teve também oportunidade de se confrontar opiniões, de se fazer o debate sadio que a população enseja”, ponderou a presidenta.

 Dilma Roussef – eleições 2014

Nascida na capital mineira de Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas e cedo começou a participar em grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil.

Dilma esteve detida durante quase três anos entre 1970 e 1972, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Filiou-se pela primeira vez a um partido político no final da década de 1970, passando a militar pelo PDT. Em 1986 foi nomeada Secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.

Quatro anos depois assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e em 1993, foi nomeada pelo então Governador do Estado, Alceu Collares, Secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e antes de chegar a Presidência da República ainda ocupou o cardo de Ministra-Chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência da República, terminando eleita com quase 56 milhões de votos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.