Polícia Federal e SENAD iniciam 42ª fase da Operação Nova Aliança

Esta é a primeira de 2024, e a estratégia é atacar o tráfico de drogas em sua origem e descapitalizar as organizações criminosas envolvidas

  • Redação com Polícia Federal
Esse é o maior operativo policial de erradicação de plantios ilícitos de cannabis do planeta (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Esse é o maior operativo policial de erradicação de plantios ilícitos de cannabis do planeta (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal iniciou na terça-feira (5/3), em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, a 42ª fase da Operação Nova Aliança. Trata-se do maior operativo policial de erradicação de plantios ilícitos de cannabis do planeta.

Dados da UNODC indicam que, anualmente, em média, aproximadamente cinco mil toneladas de cannabis são apreendidas em todo o mundo por meio de um milhão de operações policiais. A Nova Aliança alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas.

Essa ação dá continuidade à estratégia bem-sucedida baseada na erradicação da droga em sua origem, otimizando os recursos dos países envolvidos ao mirar, estrategicamente, a desarticulação da cadeia do tráfico de drogas em sua origem, e a consequente descapitalização das organizações criminosas envolvidas.

Dessa maneira, além de se evitar que uma grande quantidade de droga entre em circulação na região de fronteira entre o Paraguai e o Brasil, a atuação na origem gera relevante economia no que seria investido na etapa investigativa, na fase judicial, na manutenção de presídios e, por fim, no sistema de saúde pública de ambos os países.

Além disso, impacta de maneira significativa a estrutura que é atualmente liderada pelas maiores facções criminosas brasileiras, e usa o tráfico de drogas como fonte de capitalização para posterior financiamento de outros crimes conexos, a exemplo do tráfico internacional de armas.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.