Operação da PF investiga desvio de recursos do 'Fome Zero' em Mato Grosso do Sul
Em todos os programas investigados foram encontradas evidências de desvio de recursos
A Polícia Federal no Paraná, nesta terça-feira (24) deflagrou a Operação Agro-Fantasma, que visa o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, sete mandados de suspensão cautelar da função pública, 37 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de condução coercitiva em 15 cidades do Paraná, além de Bauru, em São Paulo e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
A operação revela um grande esquema de desvio de recursos públicos oriundos de um dos programas do “Fome Zero”, do Governo Federal, denominado PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, da ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea –, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a associações e cooperativas rurais.
Em todos os programas investigados foram encontradas evidências de desvio de recursos. Até o momento, 58 pessoas foram indiciadas pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato, quadrilha ou bando, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.
A Operação Policial conta com a participação de cerca de 200 policiais federais. Ainda de acordo com a PF, toda a cúpula da Conab no Paraná e fiscais ligados à companhia estão sendo afastados por suspeita de participação nos crimes.