Dobra número de veículos recuperados pelo DOF no 1º semestre do ano

  • Redação 94 FM
Divulgação DOF
Divulgação DOF

O número de veículos apreendidos pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) dobrou nos primeiros seis meses do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. A unidade registrou, neste primeiro semestre de 2023, um crescimento de mais de 107%.

Em 2022 foram apreendidos pela unidade 39 veículos com registro criminal nos primeiros seis meses do ano. Já em 2023 o DOF recuperou 81 automóveis neste mesmo período.

Dos veículos apreendidos até agora 17 estavam carregados com drogas e 13 com materiais de contrabando ou descaminho. Somente neste mês de junho 16 veículos foram recuperados pela unidade.

O DOF também registrou este ano, um aumento significativo na utilização de veículos de locadoras pelos criminosos. Em todo ano de 2022 foram recuperados oito automóveis dessas empresas, enquanto somente nos primeiros seis meses de 2023 já foram recuperados 25 veículos empregados em alguma prática criminosa na fronteira.

Veículos no contrabando

O DOF também registrou nesses primeiros meses um crescimento expressivo na utilização de veículos com registro por roubo ou furto por contrabandistas de cigarros e defensivos agrícolas.

Em todo ano passado foram apreendidos, pelo DOF, 14 veículos com registro criminal sendo empregados no transporte desses materiais ilegais. Já em 2023, a unidade recuperou 13 veículos a ‘serviço’ dos contrabandistas.

Outros números

Ainda neste primeiro semestre o DOF realizou a apreensão de mais de 37 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul, que resultou em um prejuízo de aproximadamente R$ 84,4 milhões de reais aos traficantes.

Já no enfrentamento ao contrabando o DOF retirou de circulação 260 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, um prejuízo de mais $ 13 milhões ao crime na fronteira.

Durante esse primeiro semestre de 2023, quase 270 pessoas foram presas envolvidas em algum tipo de crime transfronteiriços. Com essas apreensões, somente o DOF causou um prejuízo este ano de aproximadamente R$ 129,4 milhões ao crime na fronteira.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.