Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para os foliões curtirem o carnaval
Álcool ainda é a maior preocupação das autoridades de segurança e o Corpo de Bombeiros
Com a proximidade do Carnaval o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul faz alguns alertas aos foliões. As sugestões vão desde o momento de sair de casa até o local da festa ou até mesmo para quem for aproveitar o feriado para viajar. "Os foliões aos saírem da casa devem tomar todas as medidas de segurança possíveis para evitar acidentes domésticos, afinal, prevenir é sempre bom", alerta o chefe da comunicação dos bombeiros, tenente-coronel, Joilson de Paula.
Antes de sair de casa o Corpo de Bombeiros orienta o folião a verificar se o botijão de gás está fechado, se aparelhos elétricos estão desligados, inclusive, com o cabo de energia retirado da tomada. E no caso daqueles cabos que devam permanecer ligados, verificar se está em uma tomada exclusiva, evitando sobrecarga. Em casos de falta de energia elétrica o Corpo de Bombeiros orienta para não deixar velas acesas pela casa, que podem ocosioar incêndios.
A orientação para quem vai aproveitar o feriado prolongado para viajar é para que redobrem a atenção nas rodovias. Ter cuidado com o automóvel, fazer revisão, equipar o veículo com os acessórios obrigatórios, respeitar o limite de velocidade, não dirigir com sono e, no caso de chuva, diminuir a velocidade e quando necessário, parar em local seguro, serve de alerta para quem vai pegar a estrada. O condutor deve ainda aumentar a atenção, já que o risco de incêndio nesta época do ano é grande, e no caso de muita fumaça, reduzir a velocidade.
O tenente-coronel ressalta ainda a importância de redobrar os cuidados tanto com as crianças quanto com os idosos. “É bom colocar uma identificação com o nome da criança, endereço e número de telefone e pendurar em seu pescoço ou colocar como pulseira em seu braço caso ela se perca. Também em locais com piscinas ou rios e lagos, sempre ter um responsável por perto”, comenta de Paula.
O álcool ainda é a maior preocupação das autoridades de segurança e o Corpo de Bombeiros reforça o fato de beber com responsabilidade. “A maioria das tragédias que acontecem tem o envolvimento do álcool, seja qual for, desde uma briga doméstica até um afogamento ou um acidente de trânsito. Por isso, enfatizo a questão de não extrapolar na bebida, para que assim possamos ter um carnaval alegre e sem confusão; brincar de forma saudável é a dica mais importante para todos os foliões”, intensifica o coronel de Paula.
Para se divertir em piscinas sem grandes preocupações, a dica dos bombeiros é que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria regularizado e em dia. A certificação tem validade de um ano. Outro cuidado a ser observado é a presença de pelo menos dois salva-vidas a cada 500 metros quadrados de água – exigência prevista na legislação. É desaconselhável nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãimbra ou cansaço que provoque perda de força e, consequentemente, o afogamento.
Em rios o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade. A dica é que crianças entrem só em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos também devem estar equipados com boias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro.
Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.