Zelador de zoológico lambe bumbum de macaco para salvar o animal
Para fazer o macaco defecar, Bangsheng lavou o bumbum do animal com água quente e começou a lamber seu reto
Não sei você, mas quantos de nós lamberíamos o bumbum de um macaco para salvá-lo? Um zelador do Zoológico de Wuhan, na China, não pensou duas vezes antes de fazer isso.
Zhang Bangshen, 50, percebeu que um macaquinho da espécie Trachypithecus francoisi, conhecido como macaco folha, de apenas três meses, estava sofrendo de indigestão.
O infortúnio começou quando turistas jogaram amendoins para o pequeno, ainda sem dentes. Por isso, por ter engolido um amendoim inteiro, sem mastigar, o macaco começou a passar mal.
Para fazer o macaco defecar, Bangsheng lavou o bumbum do animal com água quente e começou a lamber seu reto. A operação de salvamento durou cerca de uma hora, até que o macaco liberasse o amendoim e o zelador descansasse sua língua.
A espécie, cujo nome científico é uma homenagem ao cônsul francês Auguste François (1857-1935) da província chinesa de Lungchow, é ameaçada de extinção e é endógena do sudoeste da China ao noroeste do Vietnã. Seu número total é desconhecido, mas cientistas acreditam que existam apenas 500 no Vietnã e cerca de 1.200 na China. Segundo a agência de notícias HLJ News, o macaco é o primeiro de sua espécie – em 10 anos – a nascer em um zoológico.
O zelador explica que o macaco ainda é muito pequeno para receber qualquer remédio que o ajude a defecar. Por isso, ele sabia que, se não o ajudasse, o espécime raro poderia morrer.
Mas alguns veículos estão questionando a veracidade da história. Por que Bangsheng usou sua boca em vez de utilizar o método tradicional de aplicar um pano quente? Esses mesmos veículos ainda não conseguiram uma resposta para a questão.