Turista russo tira foto diante de blindado da Rússia, e Ucrânia agradece pela ajuda na localização de força antiaérea rival
Um turista russo que postou em rede social fotos de férias usando apenas sunga diante de forças da Rússia revelou acidentalmente ao inimigo onde Vladimir Putin estava mantendo uma bateria de armas antiaéreas.
Nas imagens, postadas na VK (equivalente russo do Facebook), o homem aparece descalço e descontraído e chega a acenar para a câmera. Atrás dele está um grande veículo militar, que acabou se revelando abrigar um sistema antiaéreo russo S-400. Atrás dele, parece haver outros veículos militares.
As forças da Ucrânia rastrearam a localização e chegaram a um salar perto da cidade de Yevpatoriya, na Crimeia, região ocupada pelas forças de Moscou, contou o "Metro".
A Ucrânia já havia pedido aos turistas russos que não visitassem a Crimeia, a menos que quisessem "férias de verão desagradavelmente quentes".
Mas as fotos fizeram o país invadido no fim de fevereiro reconsiderar sua posição, brincou o Ministério da Defesa de Kiev.
"Talvez estejamos sendo muito duros com os turistas russos. Às vezes eles podem ser realmente úteis. Como este homem tirando fotos diante de posição de defesa antiérea russa perto de Yevpatoria, na Crimeia ocupada. Obrigado e continue com o bom trabalho!", postou o Twitter o ministério.
Nas redes sociais, muitos até divulgaram a geolocalização exata do ponto de defesa: 45.180317, 33.232232.
Não está claro o que a Ucrânia fez com a informação obtida do "espião" russo.