Terremoto no México provoca tsunami no Vale da Morte, nos EUA, a 2.400km de distância
Um terremoto de magnitude 7,6 a 2.400 quilômetros de distância desencadeou um tsunami no Parque Nacional do Vale da Morte, disseram guardas florestais.
O terremoto atingiu o México perto da fronteira com as regiões de Colima e Michoacán na segunda-feira (19/9), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Menos de meia hora depois, o Vale da morte começou a tremer. O Parque Nacional do Vale da Morte está situado nos estados americanos da Califórnia e do Nevada, a leste da Serra Nevada, e que abrange uma grande área entre dois desertos.
"Vinte e dois minutos depois, a água começou a se espalhar a 2.400 quilômetros de distância em Devils Hole", disseram os guardas florestais em um comunicado emitido na quarta-feira (21/9). "As ondas atingiram 4 pés (1,2 metro) de altura por volta das 11h35m", acrescentaram. Assista:
Devils Hole é uma caverna de calcário na parte do parque nacional em Nevada que está parcialmente cheia de água. Tem centenas de metros de profundidade. Funcionários do parque disseram que o terremoto causou uma "seiche", que é uma onda que gira em torno de um corpo de água parado, contou o "Sacramento Bee". Ele agitou sedimentos e rochas da parte rasa da caverna e removeu algas.