Suécia: mais de 4 mil trocam cartão de crédito por microchip implantado em mão

  • Page Not Found/Extra
Na Suécia, homem reage ao ter chip implantado na mão esquerda Foto: AFP
Na Suécia, homem reage ao ter chip implantado na mão esquerda Foto: AFP

Cartão de crédito é coisa do passado. A moda agora é comprar com chip implantado. Pelo menos na Suécia, que luta para eliminar o dinheiro vivo do seu dia a dia. Mais de 4 mil pessoas no país da Escandinávia tiveram um microchip - aproximadamente do tamanho de um grão de arroz - implantado em uma das mãos a fim de que ele possa substituir os atuais cartões usados em transações comerciais ou para ganhar acesso a prédios. Para comprar algum produto, basta passar um leitor óptico pela mão e pronto! Sem senha, sem necessidade de apresentar documento.

O cenário parece de filme de ficção científica. E essa “ficção realista”, se depender do criador, em breve estará espalhada por vários países. Jowan Österlund, o inventor, disse ter sido procurado por investidores de todos os continentes, "menos da Antártica", como ele faz questão de salientar.

"A tecnologia vai entrar no corpo. Não tenho dúvida disso", afirmou Österlund à revista "Fortune". Ela garantiu que a tecnologia é segura.

De quebra, o microchip ainda monitora a saúde do implantado.

"É muito 'Black Mirror'", disse ao "Ny Post" Ben Libberton, cientista britânico radicado na Suécia, citando semelhança com os cenários futuristas da série de TV.

"Pense como se um relógio da Apple pudesse medir coisas como a glicose no sangue", acrescentou ele, maravilhado com a criação por causa dos benefícios ao controle métrico da saúde.

Notas e moedas movimentam apenas 1% da economia sueca.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.