Sniper famoso chega à Ucrânia após convite de Zelensky

  • Extra/Page Not Found
Foto: Reprodução Redes Socias/ Extra/Page Not Found
Foto: Reprodução Redes Socias/ Extra/Page Not Found

Um dos snipers mais mortais do mundo chegou à Ucrânia, prometendo lutar contra os russos como um combatente voluntário.

O assassino treinado, apelidado de Wali, já viajou para o Iraque sozinho para lutar contra o Estado Islâmico em 2015.

O atirador de elite cruzou a fronteira da Ucrânia nesta quarta-feira (9/3), deixando sua esposa e filho para trás no Canadá.

O homem de 40 anos foi enviado duas vezes ao Afeganistão como franco-atirador das Forças Armadas do Canadá entre 2009 e 2011.

Wali lutou na mesma unidade canadense que o atirador que detém o recorde de execução confirmada com maior distância no mundo: 3,5km.

Ele respondeu a uma ligação no sábado (5/3) do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que anunciou: "Todos os estrangeiros que desejam se juntar à resistência contra os ocupantes russos e proteger a segurança internacional são convidados pelo governo ucraniano a vir ao nosso território para se juntar às nossas forças territoriais."

"Ele (Zelensky) me disse que eles precisavam de um franco-atirador. É como um bombeiro que ouviu o alarme tocando. Eu tive que ir", disse o sniper à publicação franco-canadense "La Presse".

O atirador, que atende pelo apelido dado a ele no Afeganistão de "Wali", disse que foi contatado por um amigo na sexta-feira (4/3) que estava organizando "comboios neutros" de ajuda humanitária havia vários meses para levar comida para a região ocupada de Donbas, que é separatista.

Na semana que vem, o filho de Wali vai completar 1 ano. O pai, provavelmente, ainda estará na guerra.

Nos próximos dias, as forças russas devem investir fortemente contra Kiev, a capital ucraniana, onde Wali deverá atuar. A Rússia terias contratado mercenários sírios, especializados em guerrilha, para a missão.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.