Paciente roda o mundo atrás de um rim e descobre que melhor amiga é 'doadora perfeita'
Zoe Richards, de 40 anos, lutava contra um problema crônico nos rins já havia dois anos quando, em 2020, os médicos disseram que o caso se agravara ao ponto de que só um transplante seria capaz de salvá-la.
Iniciou-se então uma difícil busca mundial por um doador que fosse compatível. A salvação não estava muito longe.
Rosie Morgan, de 26 anos, assistiu de perto ao sofrimento da melhor amiga. Foi quando ela decidiu, sem muita esperança, fazer secretamente o teste de compatibilidade. A chance era bem remota.
Porém, em uma surpreendente reviravolta do destino, ela descobriu que era a "doadora perfeita" para Zoe. O caso se tornou ainda mais raro pelo fato de as duas não terem qualquer grau de parentesco e serem de etnias diferentes.
"Enquanto fazia o teste, disseram-me como seria raro para nós, porque temos origens diferentes. Zoe é mestiça, então me preparei para as piores notícias. Mas foi um milagre. Tudo acontece por uma razão, e isso obviamente era para ser", disse Rosie em reportagem do "Daily Mirror".
No começo, Zoe não quis que a amiga se arriscasse por ela. Mas foi convencida a aceitar.
"Eu não queria fazer isso por ela, mas por nós duas", comentou Rosie.
No mês passado, em hospital de Cardiff (País de Gales), as duas se submeteram ao transplante, que foi bem-sucedido. Zoe e Rosie estão se recuperando bem.
"Desde o transplante, a minha saúde melhorou instantaneamente", declarou a felizarda Zoe.