Meteoro explode sobre estado americano com a força de 200 quilos de TNT

Um meteoro cruzou o céu de Vermont (EUA) no último domingo (7/3), criando um show de luzes espetacular e causando estrondos que sacudiram a Terra ao entrar na atmosfera.
A passagem explosiva do meteoro pela atmosfera liberou o equivalente a 200 kg de TNT (trinitrotolueno, um poderoso explosivo), sugerindo que o meteoro pesava provavelmente 4,5 kg e tinha 15 centímetros de diâmetro, de acordo com o Meteor Watch da NASA.
A rocha espacial atingiu a atmosfera a cerca de 68.000 km/h (20 vezes mais rápido que a bala disparada por um rifle e 55 vezes mais rápido que a velocidade do som), de acordo com a Nasa, agência espacial dos EUA. Ela apareceu na parte norte do estado como uma bola de fogo brilhante às 17h38m (horal local), pouco antes do pôr do sol. Assista a um registro do fenômeno:
For anyone who was wondering about the big boom / meteor earlier today in #btv #vermont , I dug through some webcam footage and found this on the WCAX / BTV Airport webcam- watch the upper left. pic.twitter.com/oyVLSoVahP
— Jeremy LaClair (@JeremyLaclair) March 8, 2021
A emissora de notícias local WCAX3 relatou ligações de todo o estado após o evento. Moradores descreveram um "estrondo alto e vibração do corpo inteiro" quando o meteoro passou por cima da região. A pressão fez o solo e janelas tremerem, de acordo com relatos.
"Essa onda de pressão também pode se estender ao solo, causando pequenos tremores que podem ser detectados por instrumentos sísmicos na área", informou a Nasa.
"Um pequeno espetáculo de fogos de artifício. Cortesia da Mãe Natureza", postou a agência no Facebook.