Médicos removem lâmina enferrujada 26 anos após chinês ser esfaqueado

  • Extra/Globo
Foto: Divulgação/Hospital da Universidade de Shandong
Foto: Divulgação/Hospital da Universidade de Shandong

Médicos removeram durante cirurgia a lâmina de uma faca, que já estava enferrujada, 26 anos após um agricultor chinês ser esfaqueado.

O paciente, de 76 anos, identificado apenas como Duorijie, foi atacado em meados dos anos 1990. A lâmina de 10cm ficou alojada na cabeça do chinês, que não tinha condição financeira para a operação. Desde o episódio, Duorijie passou a viver com a lâmina alojada na cabeça, tentando se acostumar com as fortes dores.

Com o tempo, o agricultor passou a se queixar de dores de cabeça constantes, perda da visão no olho direito e quase total paralisar no braço esquerdo e na perna esquerda.

Até que profissionais do hospital da Universidade Médica de Shandong, em Jinan (China), durante uma visita ao campo, tomaram conhecimento do caso e ofereceram ajuda.

O caso foi considerado um "milagre" pela equipe do neurocirurgião Liu Guangcun.

Após tomografias e exames de raios-X, os médicos descobriram que a lâmina estava alojada na base do crânio do paciente, na órbita ocular, pressionando o nervo óptico. Então, Wang Qiron, otorrin do Hospital Shandong Qianfoshan e o vice-chefe Wang Baodong, juntamente com o neurocirurgião Guangcun, projetaram uma cirurgia em duas partes, em 2 e 8 de abril. Os procedimentos foram bem-sucedidos.

"Eu não conseguia rir, bocejar ou até tossir. Os médicos me deram uma segunda chance na vida e terminaram meu pesadelo de mais de 20 anos", disse Duorijie, após as cirurgias, de acordo com o site "Unilad".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.