Médico mais velho do mundo em atividade, americano de 100 anos não pensa em se aposentar
Um homem de 100 anos que detém o recorde mundial do Guinness Book por ser o médico mais velho do mundo em atividade disse não ter planos de se aposentar tão cedo.
Howard Tucker, que atende em Cleveland (Ohio, EUA), foi inicialmente certificado como o médico mais antigo do mundo em fevereiro de 2021, quando tinha 98 anos e 231 dias de idade. O americano centenário disse que continua trabalhando em período integral, atendendo "num dia típico" das 9h às 18h. O médico disse que pegou Covid-19 logo após seu 100º aniversário, em julho, mas continuou a ensinar seus residentes via Zoom enquanto se recuperava.
"Eu acredito que a aposentadoria seja inimiga da longevidade", disse ele, de acordo com o Guinness Book. "Mesmo na minha juventude, nunca pensei em me aposentar. Quando você ama o que faz e ainda é capaz de fazê-lo, por que desejaria se aposentar?", completou o neurologista.
A esposa, Sue, de 89 anos, também está na ativa, como psicanalista.
"Considero este título do Guinness World Records como uma honra singular e vejo isso como outra conquista em uma vida longa, satisfatória e feliz”, afirmou o médico.
A medicina não foi a primeira opção de Howard. Apaixonado por música desde a infância, o médico tocava violino e contrabaixo. Ele quase se tornou músico profissional. No ensino médio, entretanto, ele mudou de ideia e optou pela carreira médica, passando a estudar em universidade em de Ohio.
O americano chegou a servir durante a Guerra da Coreia como chefe de neurologia da Frota do Atlântico.
Howard diz que o segredo da longevidade está ligado a um bom cuidado da saúde e ao respeito. Ele também cita a família como a principal fonte de felicidade, mas acredita que o seu trabalho lhe traz realização e senso de propósito.