Japonês faz 'número 2' em mata há 45 anos para 'devolver o que tirou da natureza'
Masana Izawa é um amante da natureza. E é por ela que o japonês de 69 anos decidiu adotar um comportamento que deixa a maior parte da pessoas perplexas. Em 1974, o idoso desistiu de usar o banheiro para aliviar necessidades fisiológicas. Masana costuma fazer o "número dois" ao ar livre, em uma mata que fica atrás da sua casa, em Ibaraki, ao norte de Tóquio (Japão).
Pelos seus cálculos, Masana já se alivou no mato - o que, para muitos, seria apenas em situação de emergência - pelo menos 15 mil vezes. Mas houve 14 exceções, quando a temperatura não permitia que ele saísse de casa. A filosofia é simples: o japonês devolve à natureza o que tirou dela para se alimentar. Ele diz que civilizações industrializadas extraem recursos da terra, mas nunca devolvem nada. A prática tem outros adeptos e até nome em japonês: noguso.
Defecar em locais públicos é ilegal no Japão, sendo punido com multa de o equivalente a R$ 400. Cuidadoso, Masana nunca foi flagrado no ato. A não ser uma vez, por um mendigo, que também era adepto da prática, por outras razões. Ele só faz um alerta: cave sempre um buraco para se aliviar e nunca faça o número dois perto de fontes de água. No mais, relaxe e presenteie a natureza, defende ele.