'Festival dos Pelados' é realizado com distanciamento social
O Hadaka Matsuri, mais conhecido como "Festival dos Pelados", que ocorre no templo Sadaiji Kannonin, na ilha de Honshu (Japão), foi realizado, no último sábado (20/2), apesar da pandemia de coronavírus. Só na semana passada, o Japão iniciou a vacinação contra o coronavírus.
No evento, geralmente, milhares de homens tiram a roupa para disputar o "bastão sagrado", que mede 4cm de diâmetro e 20cm de comprimento. Ele é costumeiramente definido como uma "massa de carne se contorcendo". Porém, neste ano, por causa da pandemia, apenas cem selecionados tiveram a honra participar de uma cerimônia singela templo. Espectadores foram vetados. Não houve batalha. Um monge escolheu aleatoriamente um dos participantes, que estavam posicionados diante da entrada do templo, com distanciamento social, para pegar o bastão.
A cerimônia ordeira constratou com eventos realizados nos anos anteriores, com uma multidão disputando os mínimos espaços no templo:
Acredita-se que os bastões sagrados, conhecidos como Shingi, trazem boa sorte por um ano inteiro para quem consegue agarrar um.
Neste ano, sem a batalha pelo bastão, os selecionados rezaram pelo fim da pandemia e pela paz mundial.