Especialistas detonam bala de canhão da Guerra Civil dos EUA deixada em casa durante meses
Especialistas de um esquadrão antibombas detonaram com segurança uma bala de canhão usada na Guerra Civil dos EUA (1861 a 1865) achada no condado de Frederick (Maryland).
De acordo com os técnicos, o mecanismo de fusão ainda estava intacto, disse o Gabinete Estadual do Corpo de Bombeiros (OSFM, na sigla em inglês) em um comunicado na última terça-feira (23/3).
Um morador de Glen Hill Court entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do estado após receber a bala de canhão de um membro da família, que a encontrara enquanto detectava metal perto do Monocacy National Battlefield, informpou a entidade à CNN.
A bala de canhão ficou na casa do morador por vários meses até que ele decidiu acionar as autoridades.Os técnicos removeram e transportaram a bala de canhão na segunda-feira para uma pedreira, onde ela foi detonada.
Segundo o esquadrão, a bala de canhão era poderosa o suficiente para causar danos significativos.
"Poderia facilmente ter matado alguém", declarou Oliver Alkire, vice-chefe dos Bombeiros de Maryland.
A Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão, foi travada entre a União e os Confederados. O sangrento conflito começou principalmente como resultado da longa controvérsia sobre a escravização dos negros. Foi vencida pelas forças contrárias à escravidão.