Em exercício de guerra, paraquedistas russos saltam com cães a 4 mil metros
Imagens que se tornaram virais na internet nesta semana mostram cães do Exército russo saltando de paraquedas em zonas de batalha de uma alturas de 13 mil pés (quase 4 mil metros).
Os integrantes das forças especiais saltaram com cães presos a eles como parte de exercício de guerra.
A excelente equipe de guerreiros caninos de Vladimir Putin pode ser vista sendo lançada de aviões amarrados a soldados como parte de jogos de guerra malucos.
Os testes provaram que os cães podem ser lançados com segurança de paraquedas a essa altura, de acordo com o canal de TV Zvezda, do ministério da defesa russo.
"Após o pouso, todos os participantes do teste de quatro patas se sentiram bem e estavam prontos para seguir os comandos", disse um comunicado oficial, segundo o "Sun".
As "forças de segurança caninas" são freqüentemente usadas em operações militares e de resgate, de acordo com o Exército.
O paraquedista de teste Andrey Toporkov disse que os cães já deram oito saltos.
O mais importante é colocar os cães na aeronave. Eles toleram o voo e até olham as nuvens pela janela. Quando a escotilha se abre, há vento, barulho e, graças ao adestrador de cães, eles se acalmam", acrescentou.
Um equipamento especial feito pela fábrica de paraquedas Ivanovo permite que um especialista militar salte com um cão. O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a fábrica no ano passado e inspecionou os novos arreios que são destinados ao rápido posicionamento de cães militares em locais onde é impossível pousar aviões ou helicópteros.
O chefe de design da empresa, Alexey Kozin, disse que uma pesquisa está em andamento para permitir que os cães saltem a 8 mil metros, mas isso exigiria um suprimento de oxigênio.