Cinco pessoas são presas por esquema que usava chinelos para trapacear em prova
Ao menos cinco pessoas foram presas em Bikaner (Índia) por envolvimento em um esquema inusitado de trapaça em uma prova de admissão para professores no estado do Rajastão realizada no último domingo (26/9). No golpe, candidatos foram aos locais de prova usando chinelos acoplados a dispositivos Bluetooth.
A aprovação é necessária para que profissionais possam exercer o magistério no Rajastão. O tradicional evento é cercado de rígidas medidas de segurança, contou o jornal "Times of India". Em muitos distritos, o serviço de telefonia móvel chegou a ser suspenso durante a realização da prova.
Mas a gangue achou um meio de burlar o aparato de segurança. Os chinelos foram equipados com um pequeno dispositivo de chamada conectado a um cartão SIM. Um minúsculo aparelho habilitado para Bluetooth foi colocado no ouvido dos candidatos, o que não era facilmente visível.
Do lado de fora dos locais de prova, criminosos ajudavam os candidatos a resolver as questões. Agentes desconfiaram de uma movimentação "incomum" e descobriram o golpe, chegando à toda a rede fradulenta em seguida.
O líder da quadrilha foi identificado como Tulsi Ram Kaler, que possui um centro de treinamento para concursos. Ele está foragido. Dois outros integrantes da quadrilha foram detidos, bem como três candidatos.