Cidade sueca empresta bicicleta para quem deixa o carro em casa
A cidade de Gothenburg, na Suécia, resolveu distribuir bicicletas para as pessoas que mostram o interesse de deixar o carro em casa. De acordo com o projeto, você promete que vai se esforçar para utilizar a bike pelo menos três vezes na semana e o governo te empresta a ‘magrela’ por seis meses. O objetivo é que a população consiga testar o transporte antes de investir nele.
“Nós acreditamos que a bicicleta tem o potencial de atender as necessidades da maioria das pessoas”, conta Rickard Waern, o gerente da iniciativa, que contempla 36 pessoas de perfis variados, de estudantes a pais de filhos pequenos. Mostrar para a população que é possível quebrar as barreiras e adotar a bike no dia a dia como principal meio de transporte é a principal meta.
“Não sabemos exatamente quanto tempo leva para esquecer hábitos antigos e estabelecer novos, mas seis meses é um bom período para criar um bom impacto e ter boas experiências”, acredita Rickard. Depois de aderir ao programa, os participantes podem ainda comprar a bicicleta com desconto.
Em junho de 2014, mostramos aqui no EcoD um programa do governo francês que remunera as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho.