Buscas de russos por 'como quebrar um braço' explodem no Google após anúncio de Putin
Pouco após o presidente Vladimir Putin anunciar que pretende convocar 300 mil russos para a guerra na Ucrânia, as buscas por "как сломать руку" (como quebrar um braço/uma mão, em russo) na Rússia explodiu no Google.
O Ministério da Defesa da Ucrânia zombou da ideia de os russos não desejarem participar da guerra, iniciada no fim de fevereiro e com grande número de baixas nas forças de Moscou.
"Os russos agora estão pesquisando ativamente no Google como evitar a mobilização e permanecer vivos. Eles teriam sido melhores pesquisando no Google as instruções para fazer coquetéis molotov quando ainda havia tempo", escreveu o ministério.
Houve vários relatos desde que a Rússia invadiu a ex-república soviética de soldados russos que se esforçaram ao máximo para serem mandados para casa.
Uma ligação interceptada em março, compartilhada pelo serviço de notícias do Leste Europeu Nexta, revelou que soldados russos estavam aparentemente dispostos a se ferir com suas próprias armas apenas para sair do front na Ucrânia.
Muitos outros acabaram se rendendo sem apresentar qualquer resistências às tropas ucranianas. Kiev chegou a produzir uma "cartilha" sobre como os combatentes russos deveriam proceder para baixar as armas.