Belga Abaaoud pode ser o mandante dos ataques em Paris, aponta investigação
Um cidadão belga, que está atualmente na Síria, é suspeito de estar por trás dosataques em Paris, que deixou 129 pessoas mortas na última sexta-feira (13), de acordo com uma fonte próxima à investigação francesa. "Abdelhamid Abaaoud aparenta ser o cérebro por trás de diversos ataques planejados na Europa", disse a fonte à Reuters.
De acordo com a rádio RTL, Abaaoud tem 27 anos e nasceu em Molenbeek, subúrbio de Bruxelas, lar de outros membros de uma célula de militantes islâmicos que supostamente realizou o ataque.
O terrorista já foi condenado a 20 anos de prisão na Bélgica por envolvimento em outro atentados.
Além de Abaaoud, outros dois dos terroristas foram identificados nesta segunda. Ahmad Al Mohammad, que tinha passaporte sírio e foi identificado na Grécia em outubro, e o segundo, Samy Amimour, é um francês de 28 anos, nascido na periferia parisiense, que a justiça antiterrorista já conhecia e era alvo de um mandado internacional de captura desde 2013, disse o magistrado encarregado do inquérito, François Molins, em comunicado. Amimour esteve envolvido no massacre de 89 pessoas na sala de espetáculos Bataclan.