Austrália vai combater superpraga de ratos com 'napalm'

  • Page Not Found/Extra
Dezenas de ratos em lavoura na Austrália (Foto: Reprodução/Twitter)
Dezenas de ratos em lavoura na Austrália (Foto: Reprodução/Twitter)

Autoridades australianas estão decididas a atacar a superpraga de ratos com "napalm para roedores" em meio a temores de que a infestação possa dobrar a cada três semanas.

Dezenas de milhões de ratos viraram um pesadelo no país da Oceania que se estende por 1.000 km de Brisbane a Melbourne e atormentam comunidades agrícolas por oito meses. O quadro pode piorar por causa do risco de infestação por cobras.

Em apenas três meses, dois ratos podem desencadear uma colônia de quase 400, gerando rapidamente dezenas de milhares, relata o "Daily Mail Australia". Um camundongo pode viver até dois ou três anos. As fêmeas podem começar a se reproduzir com apenas seis semanas de idade. Elas podem dar à luz dez filhotes a cada três semanas e a mãe pode ficar prenhe novamente no dia seguinte.

Especialistas alertaram que "sem um esforço concentrado de isca nas próximas semanas, isso poderia facilmente se transformar em um evento de peste de dois anos".

"Depois dos ratos, as cobras virão", disse Gerard Dallow, da Micropest, em Sydney (Austrália), ao Nine News, acrescentando que a infestação de ratos era comum no sul da Austrália, mas não em Nova Gales do Sul.

"É improvável que os ratos deixem as fontes de alimento e se dirijam para a cidade", acrescentou.

Os milhões de ratos causaram centenas de milhares de dólares em danos às plantações e começaram a se canibalizar.

Em uma tentativa desesperada de deter a ameaça dos ratos, o governo em Nova Gales do Sul garantiu 5.000 litros do veneno para roedores bromadiolone, apelidado de "napalm para ratos", que atualmente é proibido para uso agrícola no país. Porém o estado se ofereceu para fornecê-lo gratuitamente se a Autoridade Australiana de Pesticidas e Medicamentos Veterinários aprovar. O objetivo é a destruição em massa.

O bromadiolone mata ratos e camundongos, impedindo a coagulação do sangue e pode ser letal um dia após a ingestão do veneno, de acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas.

Ao anunciar a medida como parte de um pacote de US$ 50 milhões para conter a superpraga, o ministro da Agricultura, Adam Marshall, disse que o veneno seria "o equivalente a matar ratos com napalm" nas regiões afetadas.

O napalm foi desenvolvido para o Serviço de Guerra Química dos Estados Unidos em 1942 em um laboratório secreto na Universidade de Harvard. A bomba incendiária se tornou um elemento-chave da ação militar dos EUA durante a Guerra do Vietnã, mas não conseguiu levar as tropas americanas à vitória no conflito, no auge da Guerra Fria.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.