Abelha gigantesca que se imaginava extinta reaparece na Indonésia
A maior abelha do planeta, negra como uma vespa e do tamanho de um polegar humano, foi redescoberta em selva da Indonésia no mês passado após a comunidade científica acreditar durante décadas que ela estivesse extinta.
A abelha gigante de Wallace - nome dado em homenagem ao descobridor, Alfred Russell Wallace, em 1958 - tinha sido avistada pela última vez em 1981.
Uma equipe da organização ambiental Global Wildlife Conservation seguiu pistas e foi até uma floresta da Indonésia em missão para localizar a espécie. Todos os expedicionários acabaram doentes, mas mantiveram a missão até que uma colmeia foi encontrada. O fotógrafo Clay Bolt, que fazia parte da equipe, afirmou estar testemunhando "a coisa mais incrível que os meus olhos já viram".
"Eu simplesmente não podia acreditar. Nós achamos a abelha gigante de Wallace", escreveu ele, de acordo com reportagem da CBS News. "Meu objetivo era ser a primeira pessoa a fotrografar uma abelha gigante de Wallace viva e consegui", acrescentou.
A espécie, também conhecida como Raja ofu (rei das abelhas), tem poucos detalhes conhecidos pela ciência. O seu corpo é quatro vezes maior que a abelha europeia.