Trote da UFGD é pacífico, bem humorado e também tem foco em ações sociais
Os veteranos estão incentivando campanha de doação de sangue no início de Abril
Durante a manhã desta segunda feira (23), dia que iniciaram as aulas do primeiro semestre na Universidade Federal de Dourados (UFGD), calouros e veteranos de diversos cursos se uniram para realizar o famoso trote universitário. Em diversos pontos do centro da cidade, foi possível ver estudantes com as caras pintadas e placas engraçadas penduradas no pescoço vendendo balas nos semáforos para arrecadar dinheiro.
Embora o trote ainda seja um tanto polêmico em todo o Brasil, devido a alguns casos de agressões físicas e morais e imposição de ingestão de bebidas alcóolicas, a equipe de Engenharia Civil, que participou em um dos pontos do centro, disse que “não se pode generalizar o comportamento de todos, pois, eles, por exemplo, também se preocupam com questões sociais”.
A veterana do 2º ano da turma de Engenharia Civil Roberta Almeida, uma das organizadoras do curso, explicou que um dos trotes que eles fazem questão que os calouros participem é a doação de sangue, programada para a primeira semana do mês abril. “Vamos incentivar que todos participem, é uma ação solidária que só trará benefícios para a cidade e para o ser humano”, relatou.
Já com o recurso obtido na blitz, Roberta diz que há a possibilidade de programar alguns projetos educacionais e promover um churrasco para recepcionar os novos alunos e os socializar com os veteranos. De forma pacífica e muita animada, os jovens deste polo se uniram demonstrando que um passo novo foi dado na vida de cada estudante e que novas amizades podem surgir da brincadeira.
De acordo com o site da UFGD, no dia 25 haverá atividades esportivas pela manhã e à tarde, simultaneamente com o ‘Palco Aberto’ montado em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) para apresentações musicais. No dia 26, à tarde, todos poderão participar de atividades esportivas e, à noite, haverá um show com a cantora Giane Torres para toda a comunidade, no Centro de Convivência da UFGD, espaço voltado para a integração da comunidade, que será inaugurado no mesmo dia. Já no dia 27, pela manhã e à tarde, mais atividades esportivas acontecerão para os acadêmicos, que vão se preparar para dois shows à noite com as bandas NAIP e DUBA. Apenas esses dois shows acontecerão na Associação dos Docentes da UFGD (ADUF), a partir das 22h.