Suspeitos de corrupção em Douradina são presos em operação da Gaeco

Operação é resultado de quatro meses de investigação. Entre os presos está o ex-genro do prefeito de Douradina

  • Alexandre Duarte

Na manhã desta quarta-feira (20) uma operação da Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), realizou diversos mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Douradina e Dourados. A ação é resultado de quatro meses de investigação por parte do MPE (Ministério Público Estadual) e visa desbaratar uma quadrilha que onerava os cofres da prefeitura de Douradina.

Chamada de Pactum Sceleris (Pacto do crime), a operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva, sete de prisão preventiva e dois de prisão temporária. Entre os detidos está Evando Nunes dos Reis, 46 anos, ex-genro do atual prefeito de Douradina, Darci Freire.

Em Dourados foram presos Joas Carvalho da Silva, 33 anos e Edvando Gilbras, 43. Com eles a polícia apreendeu armas e munições. Também foram efetuadas buscas nas residências de todos os envolvidos, como também em empresas que prestam serviços à prefeitura de Douradina. 

Ao todo, a quadrilha é suspeita de praticar oito crimes, sendo eles: peculato (art. 312, CP); corrupção ativa (art. 333, CP); corrupção passiva (art. 317, CP); concussão (art. 327, CP); prevaricação (art. 319, CP); ameaça (art. 147, CP); fraude à licitação (art. 89 e 90 da Lei n.º 8.666/93) e formação de quadrilha (art. 288, CP). Todos envolvendo servidores da prefeitura de Douradina.

A operação mobilizou 63 policiais militares, além de quatro promotores de justiça. Também contato com o apoio da Polícia Civil.