Prefeitura de Dourados não repassa verba e estagiários da educação paralisam parcialmente as atividades
Universitárias acusam a prefeitura de não ter repassado ao IEL os valores referentes a bolsas e o problema ser recorrente
Desde a manhã desta segunda feira (24), os estagiários da educação de Dourados buscam solução efetiva para os atrasos constantes do repasse das bolsas estudantis por parte da Prefeitura Municipal de Dourados ao IEL -Instituto Euvaldo Lodi.
A data contratual mensal estipulada para pagamento do auxílio ficou estabelecida entre os dias 15 e 20, mas, de acordo com uma comissão formada pelos estagiários, sempre há atraso, o que prejudica os estudantes que precisam arcar com as despesas acadêmicas, como transporte, xerox e mensalidade.
Em manifestação na Secretária Municipal de Educação de Dourados (Semed) na manhã de ontem, os universitários receberam a informação de um servidor que não há verba suficiente destinada à educação. Segundo Jaqueline de Queiroz, “os cortes estão sendo realizados, inclusive, no setor de limpeza, por não haver dinheiro em caixa para pagar a folha”.
Já em sessão na Câmara Municipal à noite, as estudantes também realizaram ato, onde pediram apoio dos vereadores para que o repasse fosse feito em datas fixas e sem atrasos.
Para Juliana Lima, há uma falta de respeito com os estagiários. “Teve até vereador que garantiu que o salário deles é pago em dia, então qual o motivo do nosso atrasar?”, indagou. Ela disse ainda que ficou perplexa com a resposta de outro parlamentar que na tribuna defendeu os atrasos e aproveitou para “bajular” o prefeito de Dourados, Murilo Zauith.
“Um vereador, que não sei o nome, disse que o valor da bolsa é maior do que o estipulado devido a bondade do prefeito” disse Juliana, se referindo aos valores que o vereador aponta que “deveriam ser de R$ 435, mas, 'generosamente', recebem R$ 671”.
A paralisação parcial nos Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) por parte dos estagiários vai continuar até o pagamento da parcela em atraso.
Já durante a manhã desta terça feira (25), cerca de 40 universitárias fizeram outras manifestações nas ruas do centro de Dourados. Com gritos de "apoiem a educação, queremos solução" e "prefeito, estamos sem receber por causa de você", as estudantes buscavam mobilizar a sociedade para o problema que, de acordo com elas, tem sido recorrente.
Elas afirmaram que vão novamente à sessão na Câmara de Vereadores hoje à noite.
Até o final da reportagem a prefeitura de Dourados não havia se manifestado. Já o IEL, com matriz em Campo Grande, disse que vai enviar resposta formal por email por meio de sua assessoria de imprensa - Matéria editada às 10:40h para acréscimo de informações