Polícia investiga incêndio em Casa de Candomblé em Dourados
O local foi incendiado entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça, a Polícia Civil investiga o caso
Rafael Conceição da Silva, o “Babalorixá Rafael Ty Osumaré” de 26 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil para denunciar que o Terreiro “Ailé Asé Alaketú Apó Asumaré Obaluayé” foi incendiado entre a noite de segunda-feira (3/6), e a madrugada de terça (4/6).
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que encerrou o atendimento ao público por volta das 23h e deixou o terreiro, recebendo uma ligação do primo, informando que o Corpo de Bombeiros estava na casa apagando fogo.
Imediatamente ele foi para o local e entregou as chaves para os bombeiros que, inicialmente, constataram que o incêndio iniciou em um dos cômodos onde ficam algumas roupas. Também foi verificado que o vidro da janela estava quebrado.
A Constituição Federal do Brasil prevê princípios que garantem a proteção da diversidade cultural e religiosa, promovendo o respeito mútuo, a igualdade de direitos e a preservação das tradições e expressões culturais das diferentes comunidades que compõem o país.
Os dados mostram que os números de ocorrências por motivos religiosos em Mato Grosso do Sul cresceram 76,47% entre 2022 e 2023.
O caso é investigado pela Polícia Civil.