Pegar avião em feriado é quase "pedir" para pegar um resfriado
Qual o melhor remédio para combater um resfriado?
"O melhor remédio contra um resfriado ainda é a prevenção eficiente", declara Orli Etingin, fundadora e diretora de medicina do Centro de Saúde Feminina Iris Cantor na Faculdade de Medicina Weill Cornell, do Hospital Presbiteriano de Nova York.
Os vírus que geralmente provocam o resfriado comum são propagados através do contato com a pele ou com as superfícies contaminadas, ou pela inalação de gotículas de muco trazidas pelo ar.
"A teoria atual é de que o resfriado seja mais comum durante os meses de inverno porque existe menos ventilação das áreas comuns, o que proporciona uma maior difusão da infecção", afirma. "Viajar de avião nos feriados é uma forma certeira de aumentar o risco de se resfriar."
Amenizar sintomas
Segundo ela, se a prevenção falhar, há tratamento para os sintomas. A congestão nasal, a febre baixa e o corrimento nasal resultantes da inflamação do trato respiratório quase sempre são eficazmente tratados com o repouso e com a ingestão de dois a dois litros e meio de líquidos por dia aproximadamente.
Entre os remédios contra as inflamações, febres e as dores estão o paracetamol ou os anti-inflamatórios não esteroides. A inalação de vapor e os sprays nasais podem diminuir os corrimentos e manter as vias respiratórias desobstruídas. Os descongestionantes de venda livre também podem aliviar os sintomas da congestão nasal, e expectorantes como a guaifenesina podem ajudar a reduzir a tosse.
Existem diversos "remédios" que não funcionam. "E já que a gripe comum é viral, os antibióticos são inúteis ou desnecessários", segundo Etingin. E estudos demonstraram que a vitamina C, o gengibre e o zinco não são eficazes contra a gripe.