Para parecer jovem, no Japão, a moda é ter dentes tortos!

  • Beta
A cantora Tomomi Itano foi uma das primeiras a lançar moda do sorriso desalinhado, inspiração para que mulhere... (Getty Images)
A cantora Tomomi Itano foi uma das primeiras a lançar moda do sorriso desalinhado, inspiração para que mulhere... (Getty Images)

Enquanto por aqui as pessoas gastam fortunas em busca de dentes brancos e perfeitos, no Japão as mulheres estão procurando clínicas odontológicas para entortar seus dentes. Segundo o jornal americano NY Daily News, ter dentes encavalados dá um ar mais “juvenil”, deixando-as mais bonitas.

Para Emílio Carlos Zanatta, cirurgião-dentista especialista em prótese dentária, é complicado julgar o que é bonito ou não. “Isso é complexo, pois é uma questão que aborda inclusive aspectos culturais de todo o povo, ainda que padrões de beleza possam ser estudados pela matemática, certas diferenças na anatomia, ainda que fora de padrões estabelecidos ao longo do tempo, podem certamente ser classificados como atraentes. O que é atraente, não necessariamente é a perfeição como forma e função”, diz o especialista.

Pelo visto é exatamente esse o pensamento sobre estética bucal dos japoneses. Não é à toa que personalidades bastante conhecidas no país, como as cantoras Mika Sugisaki e Tomomi Itano, que têm dentes bem desalinhados e caninos projetados para frente, fazem o maior sucesso e são tidas como musas da beleza.

Tratamento para entortar os dentes

Por isso que, quem não teve a “sorte” de nascer com os dentes desalinhados no Japão, está recorrendo a tratamentos estéticos especializados para entortá-los. Ainda segundo o jornal, um dos tratamentos, chamado Yaeba, consiste em alongar os caninos das mulheres por meio de próteses, dando a impressão de que os dentes estão encavalados (o que resulta em um efeito vampiresco). “O bom desse tratamento é que se a pessoa se arrepender, ela pode retirar as próteses”, diz Juliana Barreto, dentista da Sorridents.

Porém, segundo a especialista, é preciso ter cuidado com alterações exageradas na estética dos dentes, principalmente quando são feitas para deixar os dentes desalinhados. “A posição incorreta dos dentes é capaz de alterar as funções mastigatórias, de deglutição, fala, respiração, sono, além de provocar doenças dentárias como gengivites e cárie, devido a dificuldade para higienizar os dentes, o que favorece o acúmulo de tártaro e a doença periodontal”, diz Juliana.

Aparelhos falsos

Embora ainda não seja possível encontrar esse tipo de tratamento aqui no Brasil, já existem no país algumas modas estéticas que podem trazer problemas para a saúde bucal. A utilização de aparelhos falsos que encantam os jovens com seus diversos modelos e cores é uma delas.

“O principal problema é que a maioria desse aparelho acaba prejudicando a dentição dos jovens fazendo com que futuramente seja realmente necessário usar aparelhos verdadeiros. Os danos gerados pelo uso desses aparelhos falsos podem ser irreversíveis, causando a perda de alguns elementos dentários e necessitando de implante ou prótese para sua reabilitação”, diz Juliana.

“Intervir em um dente representa intervir diretamente em todo o indivíduo sem exageros. Fazer isso sem critérios ou mesmo visando apenas a estética de modismo poderá resultar em disfunções importantes e até irreversíveis no sistema mastigatório e em áreas da saúde”, diz Emílio.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.