Paciente com consulta marcada viaja 140km e ao chegar ao HV é informado que data estava errada
Antônio de Souza é residente no município de Angélica e está se recuperando de uma fratura no pé esquerdo
Após viajar 140km e chegar com antecedência de meia hora ao compromisso que tinha no HV (Hospital da Vida), o técnico têxtil Antônio de Souza, 52 anos, foi informado que o retorno ao ortopedista que estava marcado para esta segunda-feira (12), após o meio dia, na verdade, deverá ser realizado na quinta-feira (15). O paciente está se recuperando de uma fratura no pé esquerdo.
Souza relatou à reportagem da 94FM que saiu de Angélica por volta das 09h30 e às 11h30 chegou ao HV, imaginando que iria finalmente retirar os pontos de uma cirurgia realizada há mais de um mês. Porém, para a surpresa dele, da esposa e da filha que o acompanhava, um atendente da recepção disse a data especificada no documento fornecido pelo próprio médico do hospital, estava errada, já que o ortopedista não atende às segundas e sim às quintas-feiras.
O paciente em questão mora em um dos 34 municípios pelos quais Dourados é responsável pelos atendimentos de média e alta complexibilidade. Ele sofreu um acidente doméstico ao cair de uma escada e fraturou o pé esquerdo no final de março. Devido a gravidade, Souza precisou ser transferido para Dourados, onde foi operado e permaneceu internado até 11 de abril. Ele fez o primeiro retorno em 24 do mesmo mês e o próximo deveria ter ocorrido hoje.
Com o adiamento, Souza reclamou da falta de coesão e responsabilidade do hospital, pois se sabiam que o especialista em questão não atende às segundas, não deveriam ter marcado hoje.
Ele afirmou que não é simples vir de um município distante para fazer uma consulta, explicou que tudo exige muito esforço, tanto em tempo, quanto em dinheiro. Agora ele disse que ficará com o prejuízo do combustível e da alimentação e que na quinta-feira vai repetir a peregrinação.
O CMS (Conselho Municipal de Saúde) foi acionado e apurou que o erro foi cometido pelo médico, que de alguma maneira confundiu as datas ao anotar o retorno do paciente.