Neymar diz a juiz que assinava o que o pai pedia

  • Torcedores.com
Neymar diz a juiz que assinava o que o pai pedia

Em depoimento ao juiz José de la Mata, da Audiência Nacional espanhola, Neymar afirmou em depoimento que em sua contratação pelo Barcelona junto ao Santos limitou-se a assinar os documentos apresentados por seu pai. Assim, o atacante exime-se de toda e qualquer responsabilidade dos supostos delitos de fraude e corrupção entre particulares.

A versão de Neymar foi confirmada por seu pai, Neymar da Silva Santos, em depoimento ao mesmo juiz. De acordo com o pai do atacante, o jogador não teve nada a ver com a gestão de sua contratação pelo Barcelona junto ao Santos. Ele explicou ponto a ponto os contratos que serviram para que o atacante deixasse o Santos para ir para o Barça.

Esta não é a primeira vez que Neymar da Silva Santos depõe perante a justiça espanhola. Em 2014, no início do processo que investiga a transação entre Santos e Barcelona, foi descoberto o real valor da negociação.

O Barcelona dizia ter pagado 17,1 milhões de euros. Depois, o clube admitiu ter gastado 57 milhões, número que a Procuradoria espanhola elevou a 83,3 milhões de euros.

Neymar da Silva Santos chegou a afirmar na ocasião que o Real Madrid ofereceu ao Santos 150 milhões de euros, mas que seu filho preferiu ir para o clube catalão por acreditar que teria melhor projeção para sua carreira.

No caso atual, os dois respondem como acusados por supostos delitos de fraude e corrupção entre particulares devido a uma denúncia apresentada pelo fundo de investimento DIS, que tinha que receber 40% do dinheiro pago pelo Barcelona ao Santos pelos direitos federativos do jogador.

O fundo alega ter recebido a porcentagem em cima dos 17,1 milhões de euros e não dos 83,3 milhões que, segundo conclusão da outra causa aberta na Audiência Nacional, o clube espanhol pagou.

No Brasil, Neymar e seu pai têm outros problemas com a justiça. O Ministério Público Federal de Santos denunciou o dois por sonegação fiscal e falsidade ideológica por conta de supostas irregularidades nos contratos de sua empresa. Além deles, Josep Maria Bartomeu (presidente do Barcelona) e Sandro Rosell (ex-presidente do Barcelona), também foram denunciados.

Neymar da Silva Santos alega que não há nenhuma irregularidade na transação do Santos para o Barcelona. Na sua versão, sua empresa recebeu do time espanhol uma indenização prevista em contrato, e a negociação tinha aval do Santos. Na Justiça da Espanha, ele assumiu a responsabilidade por toda a operação, isentando o filho.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.