Moradores bloqueiam a MS-156 na região do Guaicurus
Moradores da região dos bairros Guaicurus, Dioclecio Artuzi e Harrison de Figueiredo em Dourados bloqueiam desde as 4h de hoje a MS-156, sentido Distrito Industrial. Do outro lado da cidade, na mesma rodovia, o fechamento da pista é feito por estudantes indígenas universitários.
O manifesto no Guaicurus acontece em razão de acidentes com mortes que vem ocorrendo na região. Uma barricada com pneus foi colocada sobre a pista da MS-156, impedindo o acesso ao complexo industrial localizado na região sul. Essa rodovia ao cruzar a BR-163 torna-se a rua Coronel Ponciano, de acesso a UPA, Assaí e Prefeitura de Dourados.
Com faixas e cartazes, moradores pedem mais segurança no entroncamento conhecido como “Trevo do DOF”, único acesso para quem mora na região, que concentra pelo menos 15 mil pessoas.
O último acidente com morte ocorreu na noite de domingo. Fábio Ramires, de 64 anos, morreu atropelado quando tentava atravessar a MS-156, sendo atingido por um carro.
Assim como ocorre o manifesto por tempo indeterminado dos estudantes universitários indígenas, que hoje entra no terceiro dia, os moradores da região do Guaicurus prometem manter bloqueio até um posicionamento do poder público para melhorias no entroncamento. Eles cobram duplicação, viaduto e melhoria na sinalização.
O protesto dos universitários é pela manutenção do transporte público. A prefeitura disponibilizava um ônibus para leva-los até as universidades, mas foi retirado há cerca um mês. A administração municipal já informou que não irá mais atender, pois não cabe a ela fazer o transporte de universitários.