Ministério da Saúde destina R$ 36 milhões para Programa Nacional de Imunização
Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações é responsável pelo armazenamento, distribuição e manuseio das vacinas oferecidas pelo SUS em todo o Brasil. Recentemente, o Ministério da Saúde liberou 36 milhões de reais para financiar projetos de construção, ampliação e renovação do parque tecnológico dessa rede. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, diz que a ampliação da Rede de Frio será importante para garantir a qualidade das vacinas no SUS.
"O Programa Nacional de Imunização, a partir de 2014, estará incluindo a vacina HPV para as adolescentes, da hepatite A, para crianças de um ano de idade, e a vacina dTpa, para gestantes, visando a proteção contra coqueluche, que tem acometido as crianças menores de dois meses, então, como forma de proteger essas crianças estarão sendo vacinadas as mães. Com a ampliação desse calendário, há necessidade de reforço em melhoria da Rede de Frio para que nós possamos manter as vacinas acondicionadas com qualidade e segurança."
O gestor que estiver interessado nos recursos para a ampliação e renovação do parque tecnológico da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações tem até o dia oito de dezembro para enviar o projeto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.