Mês dedicado à amamentação tem ações educativas e campanhas digitais

  • Assessoria/HU-UFGD
Foto: HU-UFGD
Foto: HU-UFGD

Para marcar o Agosto Dourado, mês dedicado ao apoio, incentivo e conscientização sobre a importância da amamentação, a Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está promovendo e apoiando uma série de atividades educativas junto às mães internadas e também campanhas de conscientização por meio de mídias digitais.

Também foi instalado um painel decorativo, onde as mães podem deixar recados de apoio e incentivo a outras mulheres que passam pelos desafios do aleitamento materno. 

Tradicionalmente marcado por eventos, palestras e rodas de conversa, o Agosto Dourado deste ano teve sua programação adaptada por conta das restrições do distanciamento social imposto pela pandemia. Mesmo a distância e com a maioria das ações realizadas por meios digitais, a programação tem alcançado os objetivos propostos.

Desde o início do mês, estão sendo postados vídeos nas redes sociais do HU-UFGD, com o depoimento de profissionais a respeito do papel de cada um na assistência a mães e bebês para estimular e proteger a amamentação.

Além disso, marcando a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que se encerra nesta sexta-feira (7), o Banco de Leite Humano do HU-UFGD está participando da organização de um concurso de vídeos, para que as próprias mães falem da experiência de amamentar. Saiba mais sobre o concurso clicando AQUI

Planeta Saudável

O tema da SMAM 2020 é “Apoie o Aleitamento Materno, por um Planeta Saudável”. A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. 

Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.

Os objetivos da SMAM 2020 são formados por quatro pilares: informar pessoas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente/mudança climática; ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente; se empenhar com indivíduos e organizações para maior impacto; e galvanizar ação para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.