Mangabinha, um dos fundadores do Trio Parada Dura, morre em MG

  • Redação
Em 60 anos de carreira, sertanejo ganhou 10 discos de ouro e quatro de platina (Reprodução)
Em 60 anos de carreira, sertanejo ganhou 10 discos de ouro e quatro de platina (Reprodução)

Morreu nesta quinta-feira (23) o sanfoneiro Mangabinha, integrante do Trio Parada Dura. Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro tinha 73 anos e estava internado há nove dias no Hospital Socor, em Belo Horizonte (MG).

Ele lutava contra complicações provocadas pela diabetes, descoberta em 1982. Em dezembro de 2013, uma fratura no pé fez a saúde do cantor deteriorar. Havia uma semana que Mangabinha não conseguia mais conversar, segundo a viúva, Rosa Quadros.

Mangabinha é um dos artistas da música sertaneja de raiz, que encantou o interior do Brasil nos anos 1970 e 1980. Entre os principais sucessos do Trio Parada Dura estão "As Andorinhas", "Blusa Vermelha", "Castelo de Amor", "Telefone Mudo".

O Trio Parada Dura tinha como integrantes originais Creone, Barrerito e Mangabinha, porém após a morte de Barrerito, por questões judiciais, os artistas se separaram, mas Mangabinha ficou com a marca Trio Parada Dura, agora formado por ele na companhia de Leone e Leonito.

Ao mesmo tempo, Creone, Parrerito (irmão de Barrerito) e o sanfoneiro Xonadão formaram o Trio do Brasil. Com repertório e estilo semelhante, os dois conjuntos seguiam gravando discos e fazendo show pelo Brasil, porém, com a morte de Mangabinha não se sabe se o Trio Parada Dura deverá ou não ter continuidade. (Com informações do R7).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.