Internet ultrapassa jornais e revistas na preferência do produtor rural
Acesso à rede no campo cresceu 10% em quatro anos; demanda por inclusão digital é alta, mas está reprimida por falta de infraestrutura de telecom
Os produtores rurais estão cada vez mais conectados na Internet, revela a “6ª Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro”, divulgada na última quarta-feira (14), em São Paulo (SP).
De acordo com o levantamento, que contemplou 2.581 entrevistas presenciais com produtores de todo o País das principais atividades agropecuárias, o uso da Internet saltou de 30% – verificado no levantamento anterior em 2010 – para 39% em 2014, ultrapassando a leitura de jornais (34%) e de revistas, sejam segmentadas no agro (23%) ou de interesse geral (36%).
“De cada dez produtores, quatro usam a Internet”, afirmou diz Diego Oliveira, diretor da Ipsos Media CT, coordenador técnico do estudo, encomendado pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A). “O avanço da Internet no agro é espelho do que já se constatou nas cidades.”
Segundo Daniel Baptistella, presidente da ABMR&A, justamente pela sua natureza ágil é que a Internet vem ganhando terreno frente aos veículos impressos. “A revista impressa, por exemplo, demora a chegar no campo, e aí a Internet como traz a informação online ganha espaço e relevância”, diz.
Para Baptistella, o avanço da Internet no agro é significativo, mas ainda é pouco se for considerada a demanda que existe, mas que está reprimida. “
A infraestrutura de telecomunicações no campo ainda precisa, e muito, ser melhorada para que a conexão à rede deslanche ainda mais.”
Em termos de plataformas, os acessos dos produtores são feitos primordialmente por computadores [desktops/notebooks] (71%). Em seguida, aparecem os smartphones (19%), celular convencional (7%) e tablets (4%).
Entre os endereços mais acessados, destaque para as redes sociais, especialmente o “Facebook” (93%), seguido do correio eletrônico “Hotmail” (20%) e da ferramenta de busca “Google” (14%).