Incêndio de grandes proporções no lixão mobiliza Corpo de Bombeiros
Na noite de terça-feira (06) um incêndio de grandes proporções atingiu o lixão da cidade de Batayporã. Membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados por testemunhas às 21h30, porém, o momento exato em que as chamas começaram não foi apurado. O fogo rapidamente atingiu grandes proporções devido à presença de diversos materiais inflamáveis, como ganhos de árvores, papéis, pneus e outros produtos.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina esteve no local, mas não conseguiu extinguir o fogo, uma vez que a superfície atingida pelo incêndio é muito grande. Os militares realizaram um trabalho preventivo para evitar que o fogo se alastre e atinja pastagens que existem nas proximidades ou a Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), que funciona ao lado do lixão e deixaram o lixão por volta das 23h50.
Funcionários da UTR e membros da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio de um caminhão pipa da Prefeitura de Batayporã, vão monitorar o local para tomar alguma providência ou acionar novamente o Corpo de Bombeiros caso o fogo represente ameaça para propriedades vizinhas ou ao patrimônio existente nas proximidades. Segundo a secretária Darziza Maria de Jesus, que acompanhava os trabalhos, pessoas que utilizam uma estrada vicinal existente ao lado do lixão podem ter sido responsáveis pelo incêndio, porém, a causa ainda é dada como incerta.
Além da ameaça em propriedades rurais e danos na UTR, outro problema provocado pelo incêndio é a forte fumaça que acaba atingindo a cidade, causando desconforto à população e agravando o quadro clínico de quem sofre com problemas respiratórios. O lixão de Batayporã já foi alvo de outro grande incêndio ocorrido em dezembro de 2013.
Na manhã desta quarta-feira (07) o fogo já teria sido controlado, uma equipe da Prefeitura Municipal de Batayporã ainda realizava rondas pelo local, mas o risco de fogo era pequeno.